Primeira Página

Edições Publicadas


Expediente
Índice dos volumes
 
  BUSCA na Revista
consulta avançada
 
  Créditos
  Editora PUC-Rio

 Powered by Publique!
Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
Voltar
Alceu 37

Planejamento estratégico na Comunicação Organizacional (re)significado pelo olhar do Paradigma da Complexidade
Por: Caroline Delevati Colpo

Resumo
Este estudo, através de uma análise teórica e dos resultados de estudos da tese de doutorado da pesquisadora, discute o planejamento estratégico na comunicação de organizações sob a perspectiva do Paradigma da Complexidade. Investe-se na possibilidade de compreender a (re)significação da comunicação organizacional com maior enfoque na comunicação humana sujeito/sujeito e organização/sujeito transcendendo a abordagem instrumental. Com isto acredita-se na necessidade de (re)significação do entendimento de planejamento estratégico. Para tal, entende-se o Paradigma da Complexidade, que desfaz os limites entre diferentes áreas do saber com a sua característica transdisciplinar, sendo capaz de autoproduzir e auto organizar a comunicação das organizações quando se tem enfoque no sujeito. Este texto introduz o questionamento sobre a aplicabilidade, ou não, do planejamento estratégico na comunicação organizacional (re)significada.

Palavras-chave
Comunicação organizacional. Planejamento de comunicação. Paradigma da Complexidade.

Abstract
This study, through a theoretical analysis and the results of studies based on the researcher’s doctorate thesis, discusses the strategic planning of communication in organizations from the perspective of the Complexity Paradigm. It invests in the possibility of understanding a new meaning of the organizational communication with emphasis in the human communication individual/individual and organization/individual transcending the instrumental approach. By this idea is believed in the necessity of a new meaning of understanding from strategic planning. To this purpose it is understandable the Complexity Paradigm, which undoes the limits among different settings of knowledge with its transdisciplinary feature, been able to self-organize and self-produce the communication in organizations when there is a focus in the individual. This text introduces the questioning of the applicability or not of strategic planning in organizational communication in a new meaning.

Keywords
Organizational communication. Strategic planning. Complexity Paradigm.


Planejamento estratégico na Comunicação Organizacional (re)significado pelo olhar do Paradigma da Complexidade




Caso não tenha instalado em seu navegador o plugin do "Acrobat Reader", necessário à visualização de arquivos de formato .PDF, faça o download gratuíto. Faça o download clicando aqui!

Versão para impressão:

:: Outras matérias ::
anterior < Sistema, princípios e práticas: considerações sobre os Estudos de Tendências
próxima > Achados e perdidos: do found footage ao filme-ensaio em Drežnica

^ Topo

» Primeira Página » Expediente  » Nota aos colaboradores  » Índice dos volumes   » Entre em contato

Powered by Publique!