Resumo
Este artigo procura analisar a cobertura jornalística conferida pelos quatro principais jornais impressos de circulação nacional "O Globo, a Folha de S. Paulo o Estado de S. Paulo e o Jornal do Brasil" aos principais candidatos a presidente, em 2002. A partir da análise no número de aparições dos nomes dos candidatos (visibilidade) e da avaliação sobre se as matérias em que aparecem são positivas, negativas ou neutras (valência), obtemos algumas variações ao longo do tempo para os diferentes jornais, que vamos então explicar a partir da observação do comportamento de cada veículo nos momentos cruciais da campanha.
Palavras-chave
Jornalismo eleitoral, imprensa, política
Abstract
This article intends to analyze the journalistic coverage given by the four main brazilian national newspapers "O Globo, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo and Jornal do Brasil" to the main presidential candidates in 2002. By analyzing the number of times the name of each candidate appears on the news (visibility) and evaluating if the news in which they appear are positive, negative or neutral (evaluation), we obtain some variations along time, which we then will try to explain observing the different attitude each newspaper adopts, at each campaign turning point, towards the candidates.
Key-words
Electoral journalism, press, politic
As eleições presidenciais de 2002 nos jornais