Resumo
Além da função de atrair e estimular a venda de produtos e serviços, o apelo sexual dos meios de comunicação de massa, através do seu repertório de imagens e representações simbólicas, também cria e/ou reflete o imaginário coletivo em relação ao sexo e prazer que circula na sociedade contemporânea. O presente trabalho busca analisar aspectos da sexualidade conforme aparecem na propaganda televisiva e de suas conseqüências, em termos de relacionamento entre gêneros, da estereotipia sexual e dos padrões sexuais e das ideologias que nos envolvem.
Palavras-chave
Propaganda, televisão, sexualidade, mídia, gênero
Abstract
Beside the goal of attracting consumers and stimulating the sale of products and services, the sexual appeal present in mass communication, through its repertoire of images and symbolic representations, also creates and/or reflects the collective imagery in contemporary society regarding sex and pleasure. In this article we intend to analyze aspects of sexuality according to its appearence in television advertising, regarding the relationship between genders, sexual stereotypes, sexual standards and the ideology tha envolve us all.
Key-words
Advertising, television, sexuality, media, gender
Sexo, infância, TV e consumo: estereótipos do prazer