Resumo
A partir da revisão estética da obra de Richard Wagner, feita por Ernest Bloch, busca-se, neste ensaio, estabelecer algumas relações possíveis entre a ópera wagneriana e o cinema. Para tanto, levantam-se as categorias que configuram a ópera wagneriana e a sua correspondência com a estética cinematográfica. Como objeto de análise, toma-se uma seqüência do filme Um punhado de bravos (Objective Burma - 1945), de Raoul Walsh, e o final do terceiro ato da Walkiria, de Richard Wagner, tendo por base o texto Musique dramatique et cinéma, de Jacques Bourgeois.
Palavras-chave
Cinema; Ópera wagneriana; Estética.
Abstract
From the aesthetics revision of Richard Wagner’s work by Ernest Bloch, one try to establish possible relations between the wagnerian opera and cinema. To make this point, one compare the categories that form the wagnerian opera and the cinema aesthetics. As an example, one analyse a sequence of Raoul Walsh´s Objective Burma (1945) and the end of the third act for Richard Wagner´s Walkiria considering Jacques Bourgeois´s Musique Dramatique et Cinema.
Key-words
Cinema; Wagnerian Opera; Aesthetics.
Da ópera wagneriana à estética cinematográfica: aproximações possíveis