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Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
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Alceu 13

Tipografia popular: para perceber o ilegível
Por: Bruno Guimarães Martins e Paulo Bernardo Ferreira Vaz


Resumo
À margem das mídias convencionais, a tipografia popular é um ato comunicativo que aparece discretamente no espaço cotidiano. Forma anônima de comunicação, essa escrita do homem ordinário é capaz de estimular a atividade criadora do leitor de seus caracteres excêntricos e irregulares. Quando os princípios definidores da legibilidade se fazem ausentes, a letra distancia-se da idéia de um signo transparente e o ilegível emerge como potencializador de sentidos. Esse processo de leitura incomum, proporcionado pelas singularidades formais e contextuais da tipografia popular, constitui o objeto deste artigo. A partir de duas inscrições investigou-se o modo como a atenção do leitor pode ser conduzida, simultaneamente, para a materialidade da inscrição e para a complexidade do espaço cotidiano.

Palavras-chave
Cotidiano; Tipografia; Leitura; Ilegível; Poética.

Abstract
Besides traditional medias, popular typography is a discrete communicative act in everyday life space. These anonymous writing of ordinary people is capable to estimulate a criative activity on the reader of their eccentric and irregular characters. When the principles of legibility are not present, type emerge as an enpowerment of meaning, becaming far from the idea of a transparent sign. This unusual reading process made possible by formal and contextual singularities of popular typography is the main object of this paper. Since two images of popular typography is made an investigation of how, during reading process, the reader attention is guided simultaneously for the materialities of these texts and for the complexity of everyday life space.

Key-words
Everyday life; Typography; Reading; Illegible; Poetics.


Tipografia popular: para perceber o ilegível




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