Primeira Página

Edições Publicadas


Expediente
Índice dos volumes
 
  BUSCA na Revista
consulta avançada
 
  Créditos
  Editora PUC-Rio

 Powered by Publique!
Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
Voltar
Alceu 20

Entretenimento como utopia
Por: Angela Prysthon

Resumo
A superação da tensão entre a alta e a baixa culturas, o reconhecimento da centralidade dos fenômenos do entretenimento para além de seu papel econômico na indústria cultural e a ideia de sensibilidade como um dos pilares dos Estudos Culturais são características essenciais da obra do britânico Richard Dyer. Este artigo visa justamente apresentar e analisar seus principais trabalhos, destacando a importância dos mesmos na constituição de um corpus teórico específico sobre o entretenimento e sobre o cinema de massas.

Palavras-chave
Entretenimento; Cinema popular; Dyer; Estudos Culturais; Teoria cultural.

Abstract
The dissolution of the tension between High Art and mass culture, the recognition of the centrality of entertainment in contemporary culture beyond its economic role and the idea
of sensibility as one of the theoretical pillars of Cultural Studies are essential characteristics
in Richard Dyer’s oeuvre. This article intends to present and analyze his foremost books,
highlighting their importance in the constitution of a specific theoretical corpus about entertainment and popular cinema.

Keywords
Entertainment; Popular cinema; Dyer; Cultural Studies; Cultural theory.


Entretenimento como utopia




Caso não tenha instalado em seu navegador o plugin do "Acrobat Reader", necessário à visualização de arquivos de formato .PDF, faça o download gratuíto. Faça o download clicando aqui!

Versão para impressão:

:: Outras matérias ::
anterior < A noção de "ciclo regional" na historiografia do cinema brasileiro
próxima > He Had no Reflection: vampirismo, percepção e as imagens técnicas

^ Topo

» Primeira Página » Expediente  » Nota aos colaboradores  » Índice dos volumes   » Entre em contato

Powered by Publique!