Primeira Página

Edições Publicadas


Expediente
Índice dos volumes
 
  BUSCA na Revista
consulta avançada
 
  Créditos
  Editora PUC-Rio

 Powered by Publique!
Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
Voltar
Alceu 32

Atração e distração visual nos cavaletes eleitorais dos candidatos
Por: Sérgio Roberto Trein

pp 225-237.pdf Resumo
Em 2014, em função de uma série de limitações impostas pela legislação eleitoral, a publicidade externa foi muito usada pelos candidatos. O problema é que as principais avenidas e cruzamentos das cidades foram tomadas por cavaletes, gerando uma enorme poluição visual. A partir desta questão é que surge o nosso problema de pesquisa: este acúmulo de quase um cavalete sobre o outro cria uma sensação de atração ou de distração em relação às propagandas políticas dos candidatos? Para isso, como suporte metodológico, será utilizada a perspectiva funcionalista, que permite analisar as relações entre os meios de comunicação e a sociedade. E, para entender melhor estes processos e relações, será aplicado um estudo de recepção para medir e avaliar se há um processamento da linguagem e uma consequente sensação de atração ou de distração em relação aos cavaletes de rua colocados pelos candidatos.

Palavras-chave
Atração. Distração. Publicidade externa.

Abstract
In 2004, because of a series of limitations imposed by electoral legislation, external publicity was much used by candidates. The problem is that the main city avenues and street intersections were dominated by political sidewalk signs, producing a significant amount of visual pollution. It is from this situation that our research problem has come up: does this accumulation of sidewalk signs create a sensation of attraction or distraction in relation to these candidates’ political propaganda? For this purpose, the functionalist approach will be used as methodological support, since it allows the analysis of the relation between the means of communication and society. To better understand these processes and relations, a reception study will be used to measure and evaluate the existence of a language processing and its consequent sensation of attraction or distraction in relation to the sidewalk signs on streets put there by candidates.

Keywords
Attraction. Distraction. External advertising.


Atração e distração visual nos cavaletes eleitorais dos candidatos




Caso não tenha instalado em seu navegador o plugin do "Acrobat Reader", necessário à visualização de arquivos de formato .PDF, faça o download gratuíto. Faça o download clicando aqui!

Versão para impressão:

:: Outras matérias ::
anterior < Comunicação e interesse público: a triangulação “iniciativa privada – poder público – comunidade”
próxima > El abstencionismo decisional

^ Topo

» Primeira Página » Expediente  » Nota aos colaboradores  » Índice dos volumes   » Entre em contato

Powered by Publique!