Primeira Página

Edições Publicadas


Expediente
Índice dos volumes
 
  BUSCA na Revista
consulta avançada
 
  Créditos
  Editora PUC-Rio

 Powered by Publique!
Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
Voltar
Alceu 35

Jornalismo e cidadania: experiências de projetos de extensão universitária em educomunicação
Por: Claudia Irene de Quadros, José Carlos Fernandes e Juliane Martins

Resumo
Projetos de extensão são tema deste artigo, que procura descrever como diferentes experiências podem contribuir com o processo de aprendizado e com a formação de cidadãos mais críticos. Os dois projetos selecionados são coordenados por professores da Universidade Federal do Paraná e buscam oferecer uma visão mais ampla da sociedade por meio da educomunicação. A extensão universitária e a sua incidência no ensino de jornalismo também são exploradas como promotoras da interação e do debate com a comunidade. A partir de uma pesquisa exploratória, foram feitas entrevistas semiestruturadas com estudantes de comunicação que participam dos projetos “MEPE – Mídia, Espaço Público e Educação” e “NECP – Núcleo de Comunicação e Educação Popular” com o objetivo de descobrir em que medida a extensão universitária pode contribuir com o processo de ensino–aprendizagem e com a produção de conhecimento.

Palavras-chave
jornalismo; extensão; cidadania; educomunicação; universidade.

Abstract
Extension projects are this article’s subject, that seeks to describe how different experiences can contribute to the learning process and the formation of more critic citizens. Both selected projects are coordinated by Professors of Paraná Federal University and aim to offer a wider view of society through the educommunication. The universitary extension and it’s incidence on Journalism teaching are also explored as promoters of interaction and the debate with the community. From a exploratory research, we did semi-structured interviews with Communications students that participate in the projects “MEPE - Media, Public Space and Education” and “NECP - Communication and Popular Education Core” with the objective of disclosure in what measure the Universitary Extension can contribute to the process of teaching-learning and with the knowledge production.

Keywords
Journalism. Extension. Citizenship. Educommunication. University.


Jornalismo e cidadania: experiências de projetos de extensão universitária em educomunicação




Caso não tenha instalado em seu navegador o plugin do "Acrobat Reader", necessário à visualização de arquivos de formato .PDF, faça o download gratuíto. Faça o download clicando aqui!

Versão para impressão:

:: Outras matérias ::
anterior < A formação de grupos de midiativismo no Rio de Janeiro
próxima > Aplicação do sistema digital em emissoras regionais brasileiras: do desenvolvimento à escolha

^ Topo

» Primeira Página » Expediente  » Nota aos colaboradores  » Índice dos volumes   » Entre em contato

Powered by Publique!