Primeira Página

Edições Publicadas


Expediente
Índice dos volumes
 
  BUSCA na Revista
consulta avançada
 
  Créditos
  Editora PUC-Rio

 Powered by Publique!
Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
Voltar
Alceu 12

O texto, o filme e a releitura: textualidades erefigurações narrativas em Porto das Caixas
Por: Miguel Freire


Resumo
O artigo tem como objetivo abordar aspectos das narrativas cinematográfica e literária, enfocando especificamente o filme Porto das Caixas. Pretendemos visualizar, de forma pontual, as especificidades existentes no original escrito por Lúcio Cardoso fazendo um contraponto com o que foi realizado pelo diretor Paulo César Saraceni e pelo fotógrafo Mário Carneiro. Para tanto elegemos três seqüências – a do crime, a do namoro no parque de diversões e a final – para visualizar aspectos da transposição do texto escrito para a composição cinematográfica, abordando de maneira privilegiada a interferência da fotografia, nosso objeto de análise.

Palavras-chave
Narrativa; Fotografia; Mário Carneiro.

Abstract
This article brings up aspects of the cinematographic and literary narratives specifically focused on the film “Porto das Caixas”. Our target is to visualize, in an accurate way, the existing specificities in the original work written by Lúcio Cardoso comparing to what was accomplished by the director Paulo César Saraceni and the photographer, Mário Carneiro.
Hence, three sequences were chosen - the crime, the date in the amusement park and the end - in order to visualize the text transposition aspects specially written to the cinemato-graphic composition, we are mainly concentrated in the interference of Mário Carneiro´s photograph, which is our analysis goal. 

Key-words
Narrative; Cinematographic photograph; Mário Carneiro.


O texto, o filme e a releitura: textualidades e
refigurações narrativas em Porto das Caixas




Caso não tenha instalado em seu navegador o plugin do "Acrobat Reader", necessário à visualização de arquivos de formato .PDF, faça o download gratuíto. Faça o download clicando aqui!

Versão para impressão:

:: Outras matérias ::
anterior < Velocidades, generaciones y utopías:a propósito de La ciénaga, de Lucrecia Martel
próxima > Pequeno diálogo com Greemberg sobre a extensão dos limites semânticos (críticos) do conceito de arte

^ Topo

» Primeira Página » Expediente  » Nota aos colaboradores  » Índice dos volumes   » Entre em contato

Powered by Publique!