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Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
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Alceu 27

Siga as nossas dicas e conquiste quem quiser! O jovem como consumidor e mercadoria
Por: Saraí Schmidt

Resumo
O artigo analisa as relações entre juventude, mídia e educação, tendo como foco a discussão e análise das pautas e anúncios presentes em quatro revistas voltadas para o público jovem feminino que ocupam importante espaço no mercado editorial brasileiro: Capricho, Atrevida, Todateen e Gloss. Tendo como referência teórica privilegiada os estudos de Zygmunt Bauman, as análises colocam em relevo a estreita relação entre a cultura jovem global e a mídia a partir da discussão destas publicações com um grupo de acadêmicos de Comunicação Social e Design. O estudo descreve o jovem como ao mesmo tempo consumidor e mercadoria, analisando tanto a juventude “inovadora” e “talentosa” para a qual nos remete as revistas, ou o jovem de “atitude” que busca desesperadamente pelo novo citado pelos acadêmicos.

Palavras-chave
Juventude; Educação; Mídia; Consumo.

Abstract
The paper analyzes the relationship between youth, media and education, focusing on the discussion and analysis of the stories and advertisements published in four magazines for young female readers that have a significant presence in the Brazilian editorial market: Capricho, Atrevida, Todateen and Gloss. Using Zygmunt Bauman’s studies as its main theoretical reference, this paper highlights the close relationship between global youth culture and the media, discussing the publications with a group of Social Communication and Design students. This study describes teenagers both as consumers and products, analyzing the “innovative” and “talented” young people the magazines refer to as well as the young people “with an attitude”, described by the students, who are in a desperate search for the new.

Keywords
Youth; Education; Media; Consumption.


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