Resumo
O presente artigo propõe-se a analisar as mudanças de paradigmas que ocorrem na Educação com a entrada da Televisão digital interativa. No momento em que referenciais teóricos e metodologias estão ainda se configurando na busca de resultados para um melhor aproveitamento desta tecnologia, torna-se imperativo hoje, o trabalho integrado de diversas áreas do conhecimento como a educação, comunicação, informática e o design. Toma-se como premissa a ideia de que a interatividade faz do aluno-receptor um participante próativo, um produtor de conteúdos em potencial, no qual o domínio do estudo dos jogos e suas diversas formas de difusão e métodos de usabilidade podem levar o conhecimento além
dos muros da escola.
Palavras-chave
Educação; TV digital; Interatividade; Recepção.
Abstract
This article aims to examine the paradigm shifts occurring in education with the entry of Digital Interactive Television. At the moment theoretical frameworks and methodologies are still setting up in search results to better use this technology, making it imperative today, the integrated work of various areas like Education, Communication, Computer and Design. It takes as its premise the idea that interactivity makes student-participant receiving a pro-active, a potential producer of content, in which the domain of the study of games and their various forms of dissemination and usability methods can take knowledge beyond the school walls.
Keywords
Education; Digital TV; Interactivity; Reception.
TV digital e educação para os novos tempos