Resumo
Abril despedaçado (2001), de Walter Salles, constrói sua narrativa como um relato bíblico, em que o sangue do inocente redime e salva uma pequena sociedade num estado de quase decomposição moral. A construção dos afetos, a opressão familiar, a poética do dia a dia e o peso do mal que paira sobre o ambiente conduzem a inúmeras equivalências observáveis nas sociedades contemporâneas. Nesse ambiente de valores contrastantes, a santidade tem
um papel de demonstração educativa à maneira das tragédias gregas.
Palavras-chave
Abril despedaçado; Cinema e o sagrado; Santificação; Estética do cinema.
Abstract
In Behind the Sun (2001) Walter Salles creates a narrative as a biblical plot in which innocent blood redeeme and save a small society on the verge of moral dissolution. The making of affection, family opression, poetry of daily life and the threat of evil lead to a number of similar contemporary situations. In this world of contrasting values, santity has a instructive role as in greek tragedy
Keywords
Behind the Sun; Consecrated and cinema; Sanctifying; Movie aesthetics.
Abril despedaçado: a saga do santo inocente