Resumo
O processo de produção de um filme documental se divide em três momentos muito bem definidos que aqui denominamos de encontro, condução e costura. Trata-se respectivamente do momento em que o documentarista é rompido por um objeto, em seguida a forma como ele joga com esse objeto e por fim, de que maneira ele nos apresenta, a partir de uma organização subjetiva, esse objeto. Aqui, tendo como pano de fundo o filme Santiago, propomos um esboço desses três momentos apoiado no diálogo entre a sétima arte e a arte da psique; a psicanálise. Esboço esse que pretende delimitar duas realidades que se chocam durante esse processo; a realidade cotidiana e a kino-ficcional. Compreender melhor esse jogo entre diretor e personagem é de fundamental importância para uma melhor fundamentação do processo de produção de um filme.
Palavras-chave
Jogo documental; Psicanálise; Encontro.
Abstract
The process of producing a documentary film is divided into three defined moments here that call for meeting, leading and sewing. These are respectively the time of the director is broken by an object, after, the way he plays with that object and finally, how it presents us, from a subjective organization, this object. Here, with the backdrop of the movie Santiago, we propose a draft of these three stages supported by the dialogue between the cinema and art of the psyche, psychoanalysis. Sketch that you want to define two realities that clash during this process, the daily reality and kino-fictional. Better understand this interplay between the director and persona is fundamental importance for a better foundation of the production process of a film.
Keywords
Documentary game; Psychoanalysis; Meeting.
Encontro, condução e costura: o espelho sem face de Santiago