Primeira Página

Edições Publicadas


Expediente
Índice dos volumes
 
  BUSCA na Revista
consulta avançada
 
  Créditos
  Editora PUC-Rio

 Powered by Publique!
Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
Voltar
Alceu 23

A lógica social da forma-consumo
Por: Guilherme Nery Atem

Resumo

Este artigo procura investigar aquilo que consideramos como principal na cultura do consumo contemporânea: a forma-consumo. Partimos das principais ideias de autores do século XX a respeito da importância das formas de organização social e subjetiva da percepção humana, até chegarmos à noção de capitalismo semiótico. Hoje, o ato de consumir é mais importante do que os conteúdos consumidos. Podemos falar, portanto, de uma primazia dos significantes do consumo.

Palavras-chave
Forma-consumo; Publicidade; Mídia.

Abstract
This article seeks to investigate what we consider as the main contemporary consumer culture: the shape-consumption. We left the main ideas of the authors of the twentieth century about the importance of forms of social organization and subjective human perception, until we get the notion of semiotic capital. Today, the act of consuming is more important than the content consumed. We speak, therefore, a significant primacy of consumption.

Keywords
Consumption-form; Advertising; Media.


A lógica social da forma-consumo




Caso não tenha instalado em seu navegador o plugin do "Acrobat Reader", necessário à visualização de arquivos de formato .PDF, faça o download gratuíto. Faça o download clicando aqui!

Versão para impressão:

:: Outras matérias ::
anterior < Não tenho limites: dispositivos móveis,flexibilidade e identidade1
próxima > A comunicação na perspectiva empresarial

^ Topo

» Primeira Página » Expediente  » Nota aos colaboradores  » Índice dos volumes   » Entre em contato

Powered by Publique!