Resumo
Este trabalho reflete sobre como as organizações ligadas à produção de conteúdo de comunicação são, antes de qualquer coisa, organizações, ou seja, têm compromissos ideológicos, visam ao lucro e olham para a notícia/informação como um produto, o que remete a interesse mercadológico. A base do artigo está em pesquisa mais ampla, cujo método se alicerça na DHE e cuja metodologia contempla a análise do discurso dos jornais Correio do Povo, Pioneiro e Folha de S. Paulo, buscando marcas de poder/ideologia na construção de um discurso estereotipado de violência.
Palavras-chave
Organização; Comunicação; Cultura Organizacional; Ideologia e Poder.
Abstract
This work reflects on how the organizations connected to the content production are, before anything else, organizations, in other words, they have ideological commitment, they aim the profit and look to the news/information as a product, what remits to a marketing interest. The foundation of this article is in a much wider research, which its method is founded in
DHE and which its methodology regards an analysis of speech of the newspapers Correio do Povo, Pioneiro and Folha de S.Paulo, searching for marks of power/ideology in the construction of a stereotyped speech of violence.
Keywords
Organization; Communication; Organizational Culture; Ideology; Power.
A comunicação na perspectiva empresarial