Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar as representações de consumo no seriado norte-americano Friends, segundo a proposta metodológica de Hirschman, Scott e Wells (1998). A utilização de programas de televisão e filmes como objeto de estudo ainda é pouco explorada em pesquisas na área de comportamento do consumidor no Brasil. Assim, este estudo busca contribuir para o entendimento sobre como as práticas de consumo são representadas para tangibilizar características culturais e aspectos da identidade social. O objetivo, portanto, é ampliar o conhecimento sobre as relações entre práticas de consumo e textos culturais, contribuindo para novas perspectivas de pesquisa.
Palavras-chave
Comunicação e representação; Comportamento de consumo; Identidades sociais; Textos
culturais.
Abstract
Action among Friends: A study about the representations of consumption in the Friends
This article aims to analyze the representations of consumption in the American TV series
Friends, according to Hirschman, Scott and Wells methodological proposal (1998). The use of television programs and films as the object of study is still little explored in the field of consumer’s behavior in Brazil. Thus, this study seeks to contribute to the understanding of how consumption practices are represented to make tangible cultural characteristics and aspects of social identity. The aim is, therefore, to amplify the knowledge of the relationship between consumption practices and cultural texts, helping to open up new research perspectives.
Keywords
Communication and Representation; Consumption Behavior; Social Identities; Cultural
Texts.
Ação entre Amigos: um estudo
sobre as representações de consumo
no seriado Friends