Resumo
A indústria cultural vem dedicando espaço para as narrativas do “eu”, seja em programas de TV, colunas nos jornais, em séries de televisão ou sites na internet. E o mercado editorial não é exceção. Nele, as biografias e as obras denominadas autoficções têm ganhado cada vez mais destaque entre os livros publicados. O objetivo deste artigo é, a partir de uma breve discussão sobre o conceito de autoficção, analisar a sua presença na literatura brasileira contemporânea a partir do romance Divórcio do escritor brasileiro Ricardo Lísias, que o utiliza para tecer críticas à imprensa. O estudo é resultado de pesquisa teórica no campo da Comunicação e lançou mão da análise de conteúdo e também uma análise mais literária para ajudar a elucidar as razões pelas quais essas supostas narrativas pessoais vêm se destacando na produção cultural atual.
Palavras-chave
Mercado editorial. Literatura brasileira contemporânea. Autoficção. Ricardo Lísias.
Abstract
The Cultural Industry has been dedicating space to the narratives of the “self”, whether in TV shows, periodical columns, TV series or websites. The book market is no exception. Works such as biographies and the so-called autofictions have increasingly gained prominence among new releases. From an analysis of the novel Divórcio by brazilian author Ricardo Lísias, which uses it to weave a critique of journalism, this article aims to build a brief discussion about the concept of autofiction and to construe its presence in the contemporary Brazilian literature scene. This study is the result of a theoretical research in the field of Communication Studies and uses content analysis as well as literary analysis to help elucidate the reasons why these so-called personal narratives have been prominent in today’s cultural production.
Keywords
Book Market. Contemporary brazilian literature. Autofiction. Ricardo Lísias.
A autoficção na literatura brasileira contemporânea: o caso de Divórcio, de Ricardo Lísias