Resumo
Os documentários brasileiros destes últimos anos resgatam uma disposição que já existia no cinema dos anos 1960: testemunham o esforço de criar formas de composição cinematográfica diretamente inspiradas na realidade. O objetivo deste ensaio é mostrar a relação dialética que o cinema dos anos 1990 apresenta em relação ao dos anos 1960. Analisa-se brevemente o contexto político e social, percorrendo os aspectos gerais do cinema dos anos 1980, os motivos da crise do início dos anos 1990, a retomada, as tendências temáticas e estéticas atuais e alguns aspectos da produção, da distribuição e do mercado.
Palavras-chave
Cinema brasileiro; documentários brasileiros, cinema 1980; cinema 1990; retomada.
Abstract
On the last years, the brazilian documentaries had rescued a disposal that was already existing on the cinema of the 1960’s: testimony the effort of creating forms of cinematographic composition directly inspired in reality. The objective of this essay is to show a dialectical relation between the cinema of the 1990’s and the one presented on the 1960’s. It analyses, in a short way, the political and social context, covering the general aspects of the 1980’s cinema, the reasons of the crisis in the early 1990’s, the present thematic and aesthetical’s tendencies, the retaking process and some aspects related to production, distribution and market.
Key-words
Brazilian cinema; brazilian documentaries; cinema 1980; cinema 1990, retaking process.
O renascimento do cinema brasileiro nos anos 1990