Resumo
Este texto discute a pertinência da aplicação do termo publicidade política (no inglês, political advertising), à análise das campanhas eleitorais na televisão brasileira. Sustenta que este termo foi desenvolvido para dar conta das campanhas eleitorais na televisão americanas, que se desenvolveram a partir de uma lógica bastante semelhante à da publicidade comercial. Essa lógica, porém, não caracterizou o desenvolvimento da campanha na televisão na maior parte dos países, incluindo o Brasil. Sugere, então, que o termo propaganda política é mais adequado à análise do caso brasileiro, tendo em vista a dimensão de educação cívica que é um pressuposto do modelo brasileiro de campanha na televisão e o papel que os partidos políticos desempenham nessas campanhas.
Palavras-chave
Propaganda, televisão, campanhas eleitorais, Brasil
Abstract
This paper analyses the use of the expression “political advertising” to the studies about the Brazilian television election campaigns. It argues that this expression takes in account the American use of television in election campaigns, given that, in the United States, the political advertising closely followed the model of the commercial advertising. However, this don’t happened in most countries, including Brazil. The paper sustains that the expression “political propaganda” is more fitted to the analysis of the Brazilian use of television in election campaigns, given that the civic education is a presupose of the Brazilian model of television campaign, and the key role that the political parties play in those campaigns.
Key-words
Political Advertising, television , election campaigns, Brazil.
Advertising ou propaganda? O audiovisual político brasileiro
numa perspectiva comparativa