Resumo
Este ensaio propõe um breve recorte na obra de Chico Buarque, enfocando as representações da cidade, bem como o papel que desempenha em relação às artes e a maneira com que estas refletem a imagem daquela. Privilegia-se, aqui, a leitura de três textos em diálogo: o conto “Os músicos de Bremen”, compilado pelos Grimm, referência para o musical italiano Os saltimbancos, de Bacalov e Bardotti, na versão de Chico Buarque para o português, e o filme Os saltimbancos trapalhões, dirigido por Tanko.
Palavras-chave
Chico Buarque; Representações da cidade; Os saltimbancos.
Abstract
This essay intends to do a short incursion in Chico Buarque’s work. Its focus is on the representations of the city, as well as on the role the city performs in relation to the arts, and the way the arts reflect the image of the city. The reading of three texts in dialogue are priviledged: the tale “Os músicos de Bremen”, compiled by Grimm, reference to the Italian musical Os saltimbancos, by Bacalov and Bardotti, in Chico Buarque’s version to Portuguese, and the film Os saltimbancos trapalhões, directed by Tanko.
Key-words
Chico Buarque; Representations of the city; Os saltimbancos.
A cidade no espelho: breve recorte na obra
de Chico Buarque