Resumo
Cada cultura codifica os órgãos de sentido e suas relações recíprocas. No mundo ocidental, pelo menos desde a Renascença, observou-se uma crescente valorização do sentido da visão. Esta valorização determinou que a visão seja considerada atualmente como um importante critério da verdade em vários domínios, como o da Medicina, como o do Direito, o da Ciência e, particularmente, o da Comunicação. A valorização da visão tocou também o cotidiano contemporâneo e se traduz em comportamentos, em idéias e em sentimentos. O objetivo deste trabalho é apresentar uma contextualização antropológica e histórica deste fenômeno chamado “cultura da imagem” ou “civilização do olhar” e levantar algumas hipóteses a propósito de sua significação sociológica e política.
Palavras-chave
Imagem; Cultura midiática; Critério de verdade; Micropolítica; Significação; Corpo; Contemporaneidade; Subjetividade; Poder.
Resumé
Chaque culture codifie les organes de sens et leurs rapports réciproques. Dans le monde occidental, au moins à partir de la Renaissance, on a observé une croissante valorization du sens de la vision. Cette valorization a determiné que la vision soit actuellement considerée comme un important critère de verité dans plusieurs domains, comme dans celui de la Médécine, du Droit, de la Science et, particulièrement, dans celui de la Communication. La valorization de la vision a touché aussi le cotidien contemporain et se traduit en comportements, em idées et em sentiments. Le but de ce travail c’est de présenter une contextualization anthropologique et historique de ce phénomène de l’on appele de “culture de l’image” ou de “civilization du regard” et de lever quelques hypothèses à propos de sa signification sociologique et politique.
Mots-clés
Image; Culture des média; Critère de verité; Micropolitique; Signification; Corps; Contemporaneité; Subjectivité; Pouvoir.ia.evision.
Uma paixão cega pelos meios visuais?