Resumo
A era do rádio de Woody Allen é um filme de memórias: o narrador relembra sua infância e a influência do rádio da década de 1940 no cotidiano de sua família. Esse filme não é uma simples reconstrução histórica, mas um documento para a história, documento visual em potencial estudado nas relações cinema, história e memória. Nessa perspectiva a análise fílmica discute o método sugerido por Marc Ferro para a análise de documentos de imagens em movimento. O filme é, em nosso caso, um escritor de história e ao mesmo tempo um suporte para a memória: memória expandida para Jacques Le Goff e experiência coletiva para Walter Benjamin.
Palavras-chave
Cinema; Memória; História; Metodologia; Imaginário.
Resumé
Radio Days de Woody Allen est un film de mémoire: le narrateur ressouvient sa enfance et l'influence du radio dans les années 1940 dans le quotidien dans sa famille. Ce film n´est pas une simple reconstitution historique mais un document pour l'histoire, document visuel en potentiel étudié dans les relations cinema, histoire et mémoire. Dans cette perspective l'analyse filmique discute le méthode suggéré par Marc Ferro pour l'analyse du document d´images en mouvement. Le film est, dans nos cas, un écrivain d´histoire et en même temps un support pour la mémoire: mémoire étendu pour Jacques Le Goff et experience collective pour Walter Benjamin.
Mots-clés
Cinéma; Mémoire; Histoire; Méthodologie; Imaginaire.
Sons e imagens do rádio: A era do rádio