Resumo
Neste artigo se analisa três vídeos disponíveis no site YouTube: Jesus Christ! The Musical, de Javier Prato (2007), The Greatest Action Story Ever Told, produzido pela Mad TV (2006) e The Passion of Zombie Jesus, de Ira Hunter (2006). A finalidade é verificar que tipos de imagens de Cristo estão sendo geradas através de novas práticas narrativas, estéticas e midiáticas na contemporaneidade, e se se organiza uma imagem consistente de Cristo, observando qual a sua finalidade e validação social. Ao final, observamos a formação de uma teologia reflexiva, que seria uma contrassenha à imagem de Jesus Cristo possibilitada pela teologia tradicional de “Jesus, o cordeiro de Deus”.
Palavras-chave
Cristologia; Audiovisual; Cinema; Gêneros; Hibridismo.
Abstract
This paper analyzes three videos available on YouTube site: Jesus Christ! The Musical, by Javier Prato (2007), The Greatest Action Story Ever Told, produced by Mad TV (2006) and The Passion of Zombie Jesus, Ira Hunter (2006). The goal is to analyze what kinds of images of Christ are being generated through new narrative practices, aesthetic and media in contemporary life, and it organizes a consistent image of Christ, observing its aim and social validation. Finally, we observed the formation of a theology reflexia, which would be a password to the image of Jesus Christ made possible by Theology traditional “Jesus, the Lamb of God.”
Keywords
Christology; Video; Cinema; Genres; Hybridization.
Novas linguagens, novos “Cristos” – Hibridações de gênero e estéticas na formação de uma contra imagem de Jesus Cristo