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Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
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Alceu 26

A “forma panorama” e o desejo de memória e de redimensionamento da originalidade da obra – O moinho e a cruz, a partir de Bruegel, de Lech Majewski, e o evento com As bodas de Canã, de Veronese, por Peter Greenaway, como estudos de caso
Por: Denise Lopes

Resumo
O desejo ancoradouro de memória, diante da crescente compressão do espaço-tempo, e de um possível redimensionamento da originalidade da obra, como consequência do potencial de reprodutibilidade técnica da era digital, são responsáveis hoje por permanentes retomadas de representações pictóricas passadas e do ilusionismo característico da origem do cinema. Como resultado das novas tecnologias audiovisuais, que problematizam a relação entre pintura e cinema, “instalações panorâmicas” privilegiam a imersão e a interatividade com um “participador”, um co-autor. Peter Greenaway e Lech Majewski são alguns dos cineastas que trabalham hoje nessa saudável fronteira, atualizando o dispositivo cinematográfico, especialmente em suas condições perceptivas de fruição estética e de possibilidade de novos processos de subjetivações.

Palavras-chave
Memória; Origem; Cinema; Pintura; Panorama.

Abstract
The longing for a memory haven due to the increasing compression of space-time and the possibility of reconfiguration of the originality of the artwork – as a consequence of the potential of technical reproducibility in the digital age – are currently responsible for permanent reappropriation of past pictorial representations and the illusionism characteristic of the early cinema. As a result of the new audiovisual technologies, which have problematized the relation between painting and cinema, “panoramic installations” privilege immersion and interactivity with a participant, a co-author. Peter Greenaway and Lech Majewski are some of the filmmakers that work nowadays at this healthy frontier, updating the cinematographic apparatus, especially in its perceptive conditions of aesthetic fruition and new possibilities of processes of subjectivation.

Keywords
Memory; Origin; Cinema; Painting; Panorama.


A “forma panorama” e o desejo de memória e de redimensionamento da originalidade da obra – O moinho e a cruz, a partir de Bruegel, de Lech Majewski, e o evento com As bodas de Canã, de Veronese, por Peter Greenaway, como estudos de caso




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