Resumo
Este trabalho faz uma reflexão sobre os conceitos de sustentabilidade e Responsabilidade Social Empresarial (RSE) no contexto atual. Pretendemos, num primeiro momento, discorrer sobre a lógica do sistema econômico neoliberal de mercado, fundamento necessário para compreender a atual relação capital versus trabalho. A partir disso, buscamos identificar a diferença entre marketing social e Responsabilidade Social Empresarial (RSE), pontos-chave para refletir sobre a economia sustentável e sobre o discurso normalmente adotado por organizações que praticam, na verdade, o marketing social.
Palavras-chave
Sustentabilidade; Responsabilidade Social Empresarial; Discurso.
Abstract
This paper is a reflection about the concepts of sustainability and Corporate Social Responsibility (CSR) in the current historical context. We intend, at first, to discuss the logic of neoliberal economic system market, a necessary foundation for understanding the current relationship capital versus work. From this, we seek to identify the difference between social marketing and Corporate Social Responsibility (CSR), key points to think about the economy and the sustainable discourse usually embraced by organizations that practice actually social marketing.
Keywords
Sustainability; Corporate social responsibility; Social marketing.
Responsabilidade Social e sustentabilidade no contexto do século XXI