Resumo
A publicidade exterior é o tipo de mídia que mais cresce no mundo e também uma importante atividade empresarial, mas é vista como um estorvo em muitas cidades brasileiras que não perceberam a necessidade de realizar ou ampliar parcerias com a iniciativa privada visando oferecer melhores condições de vida para os cidadãos e direcionar os recursos públicos para setores prioritários. Apresentamos aqui o que é a mídia exterior, alguns conceitos, suas categorias, seus componentes, os benefícios que pode proporcionar para a cidade, as vantagens que pode gerar para a economia do município e como pode contribuir com o poder público na ordenação do aspecto visual da cidade e a necessidade da regulamentação do uso do espaço urbano, por leis claras, bem definidas, que possam facilmente ser fiscalizadas.
Palavras-chave
Publicidade exterior; Mídia exterior; Comunicação visual.
Abstract
Outdoor advertising is the type of media the fastest growing in the world and also an important business activity, but is seen as a nuisance in many Brazilian cities do not realize the need to conduct or expand partnerships with the private sector in order to offer better living conditions for citizens and direct public resources to priority sectors. Here are what the foreign media, some concepts, its categories, its components, which can provide benefits to the city, the advantages that can generate for the city’s economy and how it can contribute to the public in the ordering of the visual aspect the city and the need for regulating the use of urban space, by laws clear, well defined, which can easily be monitored.
Keywords
Outdoor advertising; Outdoor media; Visual communication.
Mídia exterior em Manaus - Panorama da publicidade exterior em uma das maiores cidades do Brasil