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Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
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Alceu 28

Caso do Acaso, signo do destino – uma reflexão sobre a fuga da história em busca do sentido na obra de Krzysztof Kieslowski
Por: Piotr Kilanowski

Resumo
Krzysztof Kieślowski (1941-1996), diretor polonês, foi um dos nomes mais importantes
do cinema mundial. O presente artigo, por meio de uma análise crítica do seu filme Acaso
(Przypadek, 1981), propõe uma interpretação que tenciona ajudar na sua recepção, procurando esclarecer algumas particularidades e detalhes do cenário, da experiência polonesa no período comunista e tenta relacionar esta obra com a vida e o caminho artístico do diretor, que segue do engajamento político na direção da exploração do íntimo do ser humano.

Palavras-chave
Cinema; Totalitarismo comunista; Krzysztof Kieślowski; Política e Humanismo.

Abstract
Krzysztof Kieślowski (1941-1996), polish film director, was one of the most important
personalities in the history of the cinema. This paper through an analysis of his film Blind
Chance (Przypadek, 1981) proposes the interpretation which, in order to help the reception of the movie, tries to show the scenery of polish experience during the communism, exploring its details and particularities. The paper also shows the connections between the movie, personal life and artistic way of its author, which starts with the political engagement and goes in the direction of the study of the inner side of human being.

Keywords
Cinema. Communist totalitarian regime. Krzysztof Kieślowski. Politics and Humanism.


Caso do Acaso, signo do destino – uma
reflexão sobre a fuga da história em busca
do sentido na obra de Krzysztof Kieslowski




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