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Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
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Alceu 28

Na fronteira entre os gêneros: contribuições de Bye, bye, Brasil e O caminho das nuvens para o road movie
Por: Júlio César Lobo

Resumo
O objetivo desse texto é analisar os filmes – Bye,bye Brasil (1979) e O caminho das nuvens (2003), articulando-os com as caracterizações principais de formato relativas ao filme de estrada e sua inter-relação com o romance de formação (Bakhtin), o que os coloca na fronteira entre gêneros narrativos. Essas películas são vinculadas, em termos temáticos, às narrativas de migração, porém, em termos formais, o vínculo mais forte é com o filme de estrada principalmente nos seguintes aspectos: a jornada mais importante do que a chegada a um destino, o questionamento das instituições, o tropo da caravana, o enfrentamento da alteridade cultural, quando não étnica, o lar e a estabilidade como opressivos e confinantes, fuga às responsabilidade de uma certa domesticidade, a interação acima das diferenças culturais, a viagem como descoberta do Outro e como autodescoberta, a viagem através de um país, o contraste entre tradição e modernidade nos sertões e celebrações de masculinidade.

Palavras-chave
Cinema brasileiro e road movie. Cinema e romance de formação. Cinema e migração no Brasil.

Abstract
The aim of this paper is to analyze two Brazilian films – Bye, Bye Brazil (1979) and O
caminho das nuvens (2003), linking them to the main characterizations format of the road
movie and its inter-relationship the novel training (Bakhtin), which puts them on the border between narrative genres. These films are linked, thematically, to the narratives of
migration, however, in formal terms, the strongest bond is mainly with the road movie
in various aspects. They are the journey more important than the arrival at a destination,
the questioning of institutions, the trope of the caravan, the confrontation of cultural
otherness, if not ethnic, home and stability as oppressive and confining escape the
responsibility of a certain domesticity, the above interaction of cultural differences, as
the journey of discovery and self-discovery and Other , traveling through a country, the
contrast between tradition and modernity in the hinterlands and celebrations of masculinity.

Keywords
Brazilian film and road movie. Film and novel training. Cinema and migration in Brazil.


Na fronteira entre os gêneros:
contribuições de Bye, bye, Brasil e
O caminho das nuvens para o road movie




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