Resumo
Os prêmios em jornalismo são dispositivos utilizados pelos news promoters (Molotch e Lester) e definidores primários (Hall et all.) no intuito de acessar a cultura profissional (Schudson) e promover a certificação extra-organizacional de um ethos exemplar do que seria o bom e o mau, o êxito e o fracasso na profissão, nos moldes do profissionalismo (Soloski). A partir do estudo de 114 premiações no Brasil, o artigo divulga resultados de uma tese de doutorado que mapeia 14 condições sobre as quais os prêmios se organizam.
Palavras-chave
Jornalista. Meritocracia. Prêmios. Newsmaking.
Abstract
Prizes in Journalism are devices used by news promoters (Molotch and Lester) and primary definers (Hall et all.) in order to access the professional culture (Schudson) and promote certification extra-organizational ethos of a copy of which would be the good and bad, success and failure in the profession, along the lines of professionalism (Soloski). From the study of 114 awards in Brazil, the paper discusses the results of a doctoral thesis that maps 14 conditions upon which the awards are organized.
Keywords
Journalist. Meritocracy. Awards. Newsmaking.
Panorama do mérito jornalístico: prêmios em jornalismo e sua estruturação