Resumo
As imagens do noticiário costumam reproduzir o poder, as ideologias e um elevado número de “mitos” sociais. Elas parecem ser claras, mas não é fácil entendê-las. Este artigo, que encara as imagens do noticiário como um texto, apresenta o modelo de persuasão visual ACTS (segurando a atenção, dirigindo o conteúdo, representando um tema e acumulando símbolos) baseado na teoria da dinâmica da forma visual, do especialista americano em psicologia da arte Rudolf Arnheim, para analisar as imagens das notícias. Essa análise pode também falar aos espectadores sobre como suas atitudes e comportamentos são influenciadospor essas imagens.
Palavras-chave
Imagens do noticiário; Persuasão visual; Modelo ACTS.
Abstract
News images usually contain social power and ideologies and a great number of “myths”. They look to be clear, but it is not easy to grasp them. This paper, viewing news images as a text, puts forward the visual persuasive ACTS (Attention Grasping, Content Directing, Theme Representing and Symbolic Accumulating) model based on American art psychologist Rudolf Arnheim’s theory of visual form dynamics to analyze news images. From ACTS Model, communicators can learn what makes successful news images. It can also tell the viewers how their attitudes and behaviors are influenced by news images.
Keywords
News Image; Visual Persuasion; ACTS Model.
Notícia, persuasão e dinâmica da forma visual