Resumo
O trabalho busca recuperar algumas formulações desenvolvidas por Rousseau sobre o estado de natureza e o homem natural em sintonia com a perspectiva antropológica, particularmente referida às sociedades indígenas. O que se destaca é que a idéia do "bom selvagem" rousseauniano não se aplica, como às vezes se quer fazer crer, à realidade indígena. Ele foi criado mais como uma figura contrastante com o homem civilizado e, por extensão, com a sociedade civil que é o objeto por excelência das críticas devastadoras do pensador de Genebra. As sociedades indígenas que poderiam parecer vivenciar o estado de natureza de Rousseau não se enquadram nele: as paixões que movem e infelicitam os civilizados não estão menos presentes entre os índios de qualquer época e de qualquer região.
Palavras-chave
Rousseau, estado de natureza, homem natural, bom selvagem, sociedades indígenas
Abstract
The work intends to discuss Rousseau’s state of nature and the natural man in relation to the anthropological perspective, particularly referred to the indigenous societies. The emphasis is that the idea of the rousseaunian noble savage is not applied to the those societies, as sometimes one is led to believe. That concept was formulated as an abstraction, an illustration contrasting with the civilized man and the civil society, which was severely criticized by the thinker of Geneva. The indigenous societies cannot be adjusted to Rousseau’s state of nature because the passions that move and bring misery to the individuals in society are also present among the Indians of any time and of any area.
Key-words
Rousseau, state of nature, natural man, noble savage, Indian societies
Rousseau - estado de natureza, o "bom selvagem" e as sociedades indígenas