Resumo
Este artigo busca identificar os aspectos culturais religiosos que o modelo de marketing aplicado à Igreja Católica, atualmente proposto pelo Instituto Brasileiro de Marketing Católico (ligado à Renovação Carismática), herdou da experiência eclesiástica medieval. Para tanto, este trabalho busca focalizar e analisar, entre esses aspectos, aqueles mais diretamente ligados a instrumentos e estratégias de comunicação utilizados pela Igreja para evangelizar os povos europeus desde o fim do Império Romano, com destaque para o uso das hagiografias. As estratégias de persuasão propostas pelo atual projeto de marketing católico, aplicadas num ambiente marcado pelo pluralismo e sincretismo religioso – a exemplo do que aconteceu na Idade Média –, tem gerado uma massa de fiéis fragilmente comprometida com a própria fé e doutrina da Igreja.
Palavras-chave
Marketing católico; Igreja medieval e marketing; Igreja e comunicação.
Abstract
This paper aims to identify the religious cultural aspects that the marketing model applied to the Catholic Church, proposed nowadays by the Catholic Marketing Brazilian Institute (linked to Charismatic Renovation), inherited from medieval ecclesiastical experience. For this reason, this work try focalizes and analyses, among these aspects, that most directly linked to communication strategies and tools used by Church in order to evangelize European people since the end of Roman Empire, emphasizing the use of hagiographies. The persuasion strategies proposed by the current catholic marketing project, applied in the environment marked by religious pluralism and syncretism – as it already happened in the Middle Ages – has generated a big quantity of followers that are only weakly engaged with their faith and Church doctrine.
Key-words
Catholic marketing; Medieval Church; Church and communication.
As raízes medievais do atual projeto de marketing da Renovação Carismática Católica