Resumo
Neste início de século, o mundo se depara com o reflexo de uma série de transformações que mudam profundamente os rumos da história. A veloz evolução tecnológica permeia todas essas mudanças. No presente cenário, a globalização surge com força, originando uma nova conjuntura na ordem social. Presencia-se uma crescente desterritorialização de Estados-nações, impondo a quebra de paradigmas e uma cultura de consumo global e instantâneo. A velocidade é um ponto-chave. As relações comerciais são dinâmicas e a comunicação planetária é em “tempo real”. Considerando todo esse contexto, a propaganda é um dos elos entre os objetivos de um poder ideológico globalizante e a concretização do consumo. Nesse sentido, a propaganda é tomada como uma ferramenta fundamental para o alcance dos objetivos de um sistema global. Neste artigo, é abordada a influência da propaganda como um instrumento de um novo sistema de poder, globalizante, desterritorializante e dissimulado.
Palavras-chave
Globalização; Desterritorialização; Ideologia; Publicidade e propaganda.
Abstract
The current scenario of strong globalization gives rise to a new social order. The nation-states undergo a process of increasing deterritorialization, as a consequence of real time communication and a strong global culture of consumption. In this context, advertising can be seen as one of the elements that interlink the globalizing ideology with the concrete realization of consumption. Ads of companies that are considered global do not always explicitly reveal the influence of this globalizing ideology. However, such values are constantly present, and, even though they are frequently ‘masked’, they are accepted very naturally by the market as if they were values embedded in the national history and culture of the nation. This is a striking sign of the deterritorialization of society.
Key-words
Globalization; Deterritorialization; Ideology; Advertising.
Globalização e desterritorialização: reflexões preliminares sobre uma ideologia