Resumo
Este artigo analisa um conjunto de curtas-metragens documentários brasileiros, entre os quais Aruanda e Arraial do Cabo, produzidos entre 1959 e 1962, período considerado como de intensas mudanças no cinema brasileiro. Esta análise se dá a partir da perspectiva das condições da criação documentária, valorizando questões como as transformações das convenções do realismo, dos recursos estilísticos documentários e da tecnologia disponível. O objetivo principal é ressaltar os elementos que apontariam a existência de linhas de continuidade, e não apenas de rupturas, entre esta produção e a produção documentária brasileira anterior.
Palavras-chave
Historiografia; Documentário brasileiro; Tecnologia; Realismo.
Abstract
This paper analyses a group of Brazilian documentary short films (among them Aruanda and Arraial do Cabo) produced from 1959 to 1962, when intense changes are supposed to have occurred in Brazilian Cinema. This analysis focus attention (from the perspective of documentary creation conditions) on the issues of transformations in realism conventions, in documentary stylistic resources and in available technologies. The central objective is to enhance, not only ruptures, but also lines of continuity in the analyzed films and the former documentary production in Brazil.
Key-words
Historiography; Brazilian documentary; Technology; Realism.
Ruptura e continuidade no documentário brasileiro: 1959-1962