Resumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre as práticas do webjornalismo participativo e a questão da auto-referencialidade enquanto estratégia de legitimação do campo jornalístico. Divide-se em três partes: a primeira aborda o fazer jornalístico, situando-o sob as lógicas da sociedade dos meios e da midiatização; a segunda aproxima as noções de webjornalismo participativo e auto-referencialidade para discutir a adoção destas práticas de exteriorização do fazer jornalístico. Finalmente, são colocadas algumas questões sobre o que esses fenômenos de abertura do campo podem representar em termos de legitimação/deslegitimação do próprio jornalismo enquanto instituição.
Palavras-chave
Webjornalismo participativo; Auto-referencialidade; Estratégias de comunicação; Midiatização; Legitimação.
Abstract
This paper proposes a reflection on the practices of participative web-journalism and the question of self-referentiality as a strategy to legitimate journalism as a field. It is divided in three parts: the first one approaches journalistic practice and analyses it under the logics of the media society and the mediatisation process; the second part approaches the notions of participative web journalism and self-referentiality. It argues that the adoption of these practices of exteriorization of the journalistic practice. Finally, some questions are placed on what these phenomena of the opening of the journalism field can represent in terms of legitimacy/delegitimacy journalism as an institution.
Key-words
Participative web journalism; Self-referentiality; Communication strategies; Mediatisation; Legitimacy.
Webjornalismo participativo e auto-referencialidade: estratégias de legitimação do campo do jornalismo na sociedade midiatizada