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Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
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Alceu 18

Maradona ou Biro Biro? Estereotipias e dinamizações das identidades argentinas a partir de instância midiática
Por: Rejane de Oliveira Pozobon


Resumo
A recente campanha da Coca-Cola, denominada “Quem foi o melhor: Maradona ou Biro Biro?”, traz à tona a representação midiática acerca das identidades argentinas e retoma uma discussão que já é conhecida dos brasileiros e que começa a ganhar espaço no campo acadêmico: a participação da mídia no processo de dinamização das identidades argentinas. Em pesquisas anteriores, apontamos que as identidades argentinas são construídas e dinamizadas a partir de diferentes mediações, dentre elas a mediação midiática. Neste artigo buscamos retomar conceitos importantes para pensar a questão identitária e analisar o modo como a campanha da Coca-Cola mobiliza estereótipos acerca das identidades argentinas.

Palavras-chave
Mídia; Identidades argentinas; Estereótipos; Campanha Coca-Cola.

Abstract
The recent Coca-Cola campaign called “Who was the best: Maradona or Biro Biro?” brings to reality the media representation about the Argentinean identities and restarts a discussion that is conquering space in the Academic field and is already known by the Brazilians: the participation of the media in the process of making dynamic the Argentinean identities.
In previous researches, it was indicated that the Argentinean identities are built and made
dynamic from the different mediations, among them, the media mediation. In this article
it is tried to retake important concepts to think about the identity question and analyze the
way the Coca-Cola campaign mobilizes the stereotypes about Argentinean identities.

Key-words
Media; Argentinean identities; Stereotypes; Coca-Cola campaign.


Maradona ou Biro Biro? Estereotipias e dinamizações das identidades argentinas a partir de instância midiática




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