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Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
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Alceu 18

Margens da Belle Époque carioca pelo traço de Calixto Cordeiro
Por: Giovanna Dealtry


Resumo
Este artigo investiga a importância da caricatura na Belle Époque carioca a partir da análise da obra de Calixto Cordeiro. Como participante ativo de um grupo de intelectuais que trabalhou e/ou fundou inúmeras revistas importantes da época, Calixto, como era mais conhecido, assume uma função mediadora entre as elites econômicas da época e as chamadas classes populares. Na reforma urbanística e de costumes promovida pelo prefeito Pereira Passos, estes caricaturistas têm papel fundamental por trazerem para as páginas das revistas imagens de uma cidade que se desejava apagar. Assim, a obra de Calixto tanto tece uma crítica política como também confere visibilidade aos negros e mestiços, bem como aos elementos da cultura popular.

Palavras-chave
Calixto Cordeiro; Caricatura; Belle Époque carioca

Abstract
This article investigates the importance of the caricature in Rio de Janeiro’s Belle Époque
from the analysis of the workmanship of Calixto Cordeiro. As active participant of a group of intellectuals that worked and/or established several important magazines of the time,
Cordeiro, also known as Calixto, assumes a mediating function between the economic
elites of the time and the masses. In both the urban and behavior reforms promoted by
mayor Pereira Passos, these caricaturists have a fundamental role in bringing to the pages
of the magazines images of a city that some desired erased. Thus, the workmanship of
Calixto shows political criticism as it gives visibility to blacks and mestizos, as well as the
elements of the popular culture.

Key-words
Calixto Cordeiro; Caricature; Rio de Janeiro´s Belle Époque.


Margens da Belle Époque carioca pelo traço de Calixto Cordeiro




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