Som da nação: educação musical e civismo noEstado Novo (1937-1945)
Por: Maurício Parada
Resumo Na década de 1930 o ensino musical tornou-se parte importante das atividades pedagógicas do currículo escolar no Brasil. A introdução da disciplina de canto orfeônico nas escolas estava associada a um projeto político-pedagógico que visava o incentivo de valores cívicos e práticas individuais de auto-controle. Dentro desse quadro a atuação de Heitor Villa-Lobos, assim como as políticas educacionais traçadas pela Superintendência de Ensino Musical e Artístico do distrito Federal (SEMA), foram de extrema importância. Esse texto procura analisar essa conjuntura relacionando-a com o desenvolvimento das grandes manifestações cívicas produzidas durante o Estado Novo.
Abstract The sound of nation: musical education in brazilian “New State” 1930-1945. In the decade of 1930 musical education became important part of the pedagogical activities of the Brazilian school. The introduction of discipline of orpheonic chant in the schools was associated with a political and pedagogical project that aimed at the incentive of individual practical civic values and of self-control. The performance of Heitor Villa-Lobos, as well as the educational politics traced by the Supervision of Musical and Artistic Education of the Federal district (SEMA), had been of extreme importance at this time. This text analyzes this conjuncture relating it with the development of the great produced civic manifestations during the brazilian “Estado Novo”.
Caso
não tenha instalado em seu navegador o plugin
do "Acrobat
Reader", necessário à
visualização de arquivos de formato
.PDF, faça o download
gratuíto.
Versão para impressão:
:: Outras matérias ::
anterior < TV digital no Brasil: uma abordagem técnica próxima > Paulo Freire: desenvolvimento como prática da liberdade