Tempos de juventude: ontem e hoje, as representações do jovem na publicidade e no cinema
Por: Cláudia Pereira, Everardo Rocha, Miguel Pereira
Resumo Percorrendo o tempo como uma linha condutora, este artigo discute a noção de juventude, retomando aspectos como transitoriedade, liminaridade e ritos de passagem. A partir do ponto de vista da comunicação, em especial da publicidade e do cinema, são aqui contextualizadas as representações do jovem, ora rebelde, ora conservador, que acabam por transformar, em larga medida, valores da sociedade. A proposta central deste texto é reconhecer a juventude como um fenômeno social que deixa suas marcas, influenciando a maneira com que indivíduos de todas as idades consomem produtos e ideias.
Palavras-chave Juventude; Comunicação; Consumo.
Abstract Taking time as a line conductor, this article discusses the concept of youth. From the standpoint of Communication, giving special attention to Advertising and Cinema, we contextualize the representations of young, rebel or conservative, considering that they modifies society’s values. The aim of this paper is to recognize youth as a remarkable phenomenon, influencing the way people of all ages consume products and ideas.
Caso
não tenha instalado em seu navegador o plugin
do "Acrobat
Reader", necessário à
visualização de arquivos de formato
.PDF, faça o download
gratuíto.