Número 15 – julho/dezembro de 2007
AMANCIO, Tunico. Pacto cinema-Estado: os anos Embrafilme. pp. 173 a 184.
AVELLAR, José Carlos. Pai, país, mãe, patria. pp. 217 a 237.
BENTES, Ivana. Sertões e favelas no cinema brasileiro contemporâneo: estética e cos-mética da fome. pp. 242 a 255.
CAETANO, Maria do Rosário. Cinema brasileiro (1990-2002): da crise dos anos Col-lor à retomada. pp. 196 a 216.
CIPOLLONI, Marco. “Visões das coisas grandes e pequenas: uma trajetória (a mais vozes) à margem do subdesenvolvimento. pp. 10 a 15.
__________. “Quero ser novo de novo”: uma quest(ão) de perspectivas. pp. 105 a 126.
FABRIS, Mariarosaria. A questão realista no cinema brasileiro: aportes neo-realistas. pp. 82 a 94.
GRECCO, Sheila. Cinema dos avessos: temas de Glauber Rocha e do Brasil. pp. 143 a 154.
HABERT, Angeluccia Bernardes. Águas passadas movem moinhos: a propósito de Você também pode dar um presunto legal. pp. 340 a 350.
JOSÉ, Ângela. Cinema marginal, a estética do grotesco e a globalização da miséria. pp. 155 a 163.
LIMA, Mônica Cristina Araújo. Anos 1950/1960: sonhos de autonomia. pp. 95 a 104.
LOPES, Moacir C. Literatura x cinema x literatura. pp. 322 a 330.
MACHADO, Hilda. Oscarito, Grande Otelo e a negação do amor. pp. 60 a 68.
__________. Cinema de não-ficção no Brasil. pp. 331 a 339.
MACHADO JR., Rubens. Passos e descompassos à margem. pp. 164 a 172.
MELLO, Saulo Pereira de. Limite: angústia. pp. 38 a 47.
MORETTIN, Humberto. Humberto Mauro. pp. 48 a 59.
OTTONE, Giovanni. O renascimento do cinema brasileiro nos anos 1990. pp. 271 a 298.
PEREIRA, Miguel. O Columbianum e o cinema brasileiro. pp. 127 a 142.
ROCHA, Erick. A exaustão da normalidade. pp. 238 a 241.
ROSA, Gian Luigi de. Um cinema chamado Brasil. pp. 5 a 9.
__________. Do texto literário ao conto cinematográfico: breve excurso da transposição cinematográfica no Brasil. pp. 297 a 321.
SCOCOZZA, Antonio. Um, nenhum e cem mil Brasis. pp. 16 a 19.
SHAW, Lisa. A imitação cultural na chanchada: o caso de Quem roubou meu samba? e Rio , Zona Norte. pp. 69 a 81.
SIMÕES, Inimá. Sexo à brasileira. pp. 185 a 195.
SOUZA, Carlos Roberto de. Raízes do cinema brasileiro. pp. 20 a 37.
XAVIER, Ismail. Humanizadores do inevitável. pp. 256 a 270.
Número 16 – janeiro/junho de 2008
BENEDIKT, Adriana. Um olhar sobre a violência no cinema documental brasileiro contemporâneo. pp. 121 a 139.
CAMPOS, Pedro Celso. O pressuposto da ética na preservação do meio-ambiente. Breve história sobre origens e conceitos do Movimento Ambientalista. pp. 19 a 51.
CRUZ, Gisele dos Reis. Participação versus representação: o dilema da legitimidade política. pp. 205 a 215.
DORNELLES, Beatriz. Características do jornalismo impresso local e suas interfaces com jornais comunitários. pp. 159 a 173.
HABERT, Angeluccia Bernardes. Intersecção entre forma e informação: um filme et-nopoético. pp. 108 a 120.
JAWSNICKER, Claudia. Cadernos de Jornalismo e Comunicação: iniciativa precur-sora de media criticism no Brasil. pp. 150 a 158.
LEÃO, André Luiz M. de Souza e MELLO, Sérgio C. Benício de. Uma crítica à crítica da economia política do signo: um resgate do “valor de uso” inspirado na segunda filosofia de Ludwig Wittgenstein. pp. 70 a 85.
MIRANDA, Mario de França. Um intruso na Universidade?. pp. 5 a 18.
MOTTA, Luiz Eduardo. Estado e sociedade civil num contexto democrático: arenas de conflitos e de constituição de direitos. pp. 185 a 204.
NOGUEIRA, Silvia Garcia. A construção social do radialista e seu duplo: relativi-zando a realidade em Ilhéus. pp. 174 a 184.
OLIVEIRA, Augusto. Mas, o filme é sobre o quê? Estudo sobre os grandes lançamen-tos cinematográficos. pp. 140 a 149.
RODRIGUES, José Carlos, TOLEDO, Maria Luiza e LEITE, Sacha. Disfunção erétil: comunicação e significação. pp. 86 a 107.
RONSINI, Veneza Veloso M. e SANTI, Vilso Junior Chierentin. Uma aproximação entre a pedagogia crítica da mídia e a teoria das mediações. pp. 52 a 69.