Resumo
O Social Advertising constitui um campo de questionamento ideal para a sócio-semiótica,
desde o momento em que se configura como uma prática discursiva feita para tornar
visível, no universo de diferentes tipologias de textos, questões dramáticas constantemente
relegadas às margens das pautas das mídias. Dentro do cenário comunicativo da publicidade
social, adquire uma relevância particular o unconventional, um questionamento radical das
tradições estratégicas de construção do contato com o destinatário, transpondo os modelos
consolidados tanto do eufemismo quanto do terrorismo, para experimentar soluções
alternativas expressivas. Portanto, a não convencionalidade se estende a toda campanha (não se
restringe ao texto) considerada através da ótica do crossmedia, isto é, passando pelo uso original
dos espaços metropolitanos, para a difusão viral do boca a boca e por um questionamento
profundo da forma do spot, sobretudo através da Rede.
Palavras-chave: Publicidade social; Não-convencional; Spot; Sócio-semiótica.
Abstract
The Social Advertising is a field of inquiry ideal for the socio-semiotics, from the moment
that is configured as a discursive practice designed to make visible in the universe of different
types of texts, dramatic issues constantly relegated to the margins of the agendas of the media.
Within the scenario of communicative social advertising, acquires a particular relevance to
the unconventional, a radical questioning of the traditions of building strategic contact with
the recipient, crossing both the consolidated models of euphemism and terrorism, to try
alternative solutions expressive. Therefore, the conventionality not extend to every campaign
(not restricted to text) seen through the eyes of crossmedia, that is, through the original use
of metropolitan areas, to spread the viral word of whisper and by a profound questioning of
the form the spot, especially via the Internet.
Keywords: Social Advertising; Unconventional; Spot; Socio-semiotics.
A publicidade social: reflexões sócio-semióticas