Resumo
Uma bolha ideológica, surgida no final do século XIX, atribuiu, durante o século XX, exagerado poder às mensagens jornalísticas para o controle da opinião pública. No entanto, a mobilização do jornalismo para o combate ao racismo, aos grupos neo-fascistas ou às drogas evidenciam esse exagero. Na verdade, as informações jornalísticas são importantes para o entendimento do mundo, mas os comportamentos são determinados em função do contexto, isto é, da percepção que cada um tem da realidade, com base na sua experiência e na tradição cultural.
Palavras-chave
Jornalismo, opinião pública, cognição
Abstract
A ideological bubble, from the last decade of XIX century, has overstated the power of journalistic messages to shape the mind of people. Along the XX century, this belief has been dismissed by the failure of journalistic campaigns against racism, drugs and neo-fascist groups and parties. In fact, information is important for the understanding of the world around us, but behaviour is determined by the context, that is, the perception each one of us has of reality, based chiefly on our own experience and cultural traditions.
Key-words
Journalism, public opinion, cognition
A bolha ideológica e o destino do jornalismo