Resumo
Este trabalho analisa primeiras páginas de jornais americanos a fim de identificar estratégias de retórica visual. Os jornais em questão foram publicados em 29 de julho de 2012, dia seguinte à decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos que validou o Affordable Care Act, mais conhecido como Obamacare, um plano de reforma do sistema de saúde do país. Como não é permitido fotografar sessões da Corte, os relatos não puderam ser acompanhados por fotografias do evento em si, levando publicações a optarem por estratégias alternativas de representação visual. A partir da observação de 450 primeiras páginas, foram identificadas as principais estratégias empregadas, apresentadas neste trabalho através de exemplos-chave.
Palavras-chave
Comunicação. Jornais. Comunicação visual. Imagens. Retórica visual.
Abstract
This work analyses first pages of American newspapers in order to identify strategies of visual rhetoric. The newspapers in question were published in July 29th 2012, the day after the Supreme Court ruling that confirmed the Affordable Care Act, also known as Obamacare, a comprehensive plan to overhaul the country’s healthcare system. Since Court sessions may not be photographed, reports could not have been accompanied by photographs of the event itself and newspapers had to employ alternative strategies of visual representation. From the analysis of 450 first pages, this work identifies the main strategies and comments key examples of each one.
Keywords
Communication. Newspapers. Visual communication. Images. Visual rhetoric.
Obamacare: presença e retórica visual em jornais