Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a transição feita pelo minimalismo, que de movimento artístico de contestação nascido nos anos 1940, passa a ser, na contemporaneidade a representação de um estilo de vida. De movimento marginal, o minimalismo ganha cada vez mais adeptos, sobretudo a partir das trocas feitas nas redes sociais. Buscando um espaço de subcultura dentro da sociedade do consumo, este movimento revisita conceitos da cultura visual num combate ao consumismo e ao desperdício, numa lógica anti-mercado, sem se deixar levar por um discurso polarizador ideológico.
Palavras-chave
Minimalismo. Cultura. Consumo.
Abstract
The purpose of this article is to analyse the transition made by minimalism, from an artistic movement born in the 1940s to a representation of a contemporary lifestyle. First as a marginalmovement, minimalism gains more supporters from social networks. Seeking a subculture space in the consumption’s society, this movement revisits concepts of visual culture in combating consumerism and waste, in an anti-market logic, without getting carried away by a polarizing ideological discourse.
Keywords
Minimalism. Culture. Consumption.
Da cultura visual à cultura material:o minimalismo como forma de expressão nasociedade de consumo