Resumo
O artigo apresenta um estudo sobre o imaginário do feminino presente em pautas de moda de publicações impressas voltadas para mulheres. Como objeto empírico da pesquisa foram escolhidas duas revistas de destaque no mercado editorial brasileiro. Nova e Estilo de Vida, da editora Abril, abordam o feminino em suas capas e matérias sobre moda com óticas que apresentam algumas singularidades, mas se assemelham em vários aspectos, sobretudo no discurso sobre o consumo e sobre o corpo. O objetivo do texto é analisar, através do jornalismo sobre moda, o imaginário acerca da mulher a partir da observação de recorrências nos discursos textual e imagético. A pesquisa também busca delinear o papel da moda como forma de comunicação e o papel do corpo como meio para a moda. Como fundamentação teórica, recorremos a leituras dos campos da comunicação, da sociologia e da história cultural.
Palavras-chave
Imaginário. Mulher. Revista feminina. Corpo.
Abstract
This article presents a study of the imaginary about the feminine in fashion printed magazines aimed at woman. As empirical research object we chose two prominent brazilian magazines. Nova and Estilo de Vida, published by Abril, talk about the feminine in their covers and infashion matters in perspectives that have some singularities, but are similar in many aspects, especially in the discourse on consumption and on the body. The purpose of this paper is to analyze, through fashion journalism, the imaginary about women from the observationof recurrences in textual and visual speeches. The research also seeks to outline the role of fashion as a way of communicating and the role of the body as a medium to fashion. As theoretical background, we turn to readings of communication, sociology and cultural history fields.
Keywords
Imaginary. Woman. Women’s magazine. Body.
Das capas para o espelho: imaginário sobre o feminino nas pautas de moda