Resumo
O ensaio propõe uma reflexão a respeito de algumas criações contemporâneas rotuladas de Sound Art e criadas por artistas tão díspares como Christian Marclay, Anri Sala, Aki Onda, Anders Lauge Meldgaard etc. Pretende-se aqui realizar um esforço de entendimento de tais propostas, tentando compreender − a partir do embate direto com as obras analisadas −, de que modo a arte contemporânea prossegue na dissolução de categorias e hierarquias inaugurada pelo compositor, poeta e filósofo John Cage. Paralelamente, discute-se algumas expressões historiográficas − em especial, pós-modernismo, pós-meio e pós-produção − utilizadas para circunscrever a prática artística contemporânea.
Palavras-chave
Arte sonora. Nova música. Música experimental. Performance. Instalação sonora.
Abstract
The paper reflects on some contemporary productions labeled as Sound Art and created by artists as diverse as Christian Marclay, Anri Sala, Aki Onda, Anders Lauge Meldgaard etc. The aim here is to make an effort of understanding of such proposals, trying to understand − from direct confrontation with the works analyzed − how contemporary art continues in the dissolution of categories and hierarchies inaugurated by the composer, poet and philosopher John Cage. Some historiographical expressions − especially postmodernism, post-medium and post-production − used to define the contemporary artistic practice, are discussed in parallel.
Keywords
Sound Art. New Music. Experimental Music. Performance Art. Installation Art.
Happy new ears!: notas sobre arte sonora