Resumo
O ensaio investiga diversos textos que reforçam o estudo conjunto de formas de representação bastante específicas: a suspensão da fotografia e a interferência do modus operandi do cinema. Parece válido o procedimento na medida em que se pretende perceber nos textos escolhidos o fugaz instante em que fotografia e cinema se encontram ou o momento em que a primeira dá forma ao segundo. Para isso, são analisados: "100 anos de cinema", instalação de Marcelo Dantas; o filme A rosa púrpura do Cairo, de W. Allen; o conto "As babas do diabo", de Julio Cortazar e os poemas "Os mortos de sobrecasaca" e "Retrato de família", de Carlos Drummond de Andrade.
Palavras-chave
Artes plásticas, fotografia, cinema, literatura e imagem
Abstract
The essay explores several texts which reinforce the collective study of very specific representation forms: photography suspension and interference of cinema’s modus operandi. The procedure seem valid given that we wish to perceive in the chosen texts the fleeting moment in which photography and cinema meet or the instant when the former shapes the latter. For that matter, the following are analyzed: "100 years of cinema", "instalação" by Marcelo Dantas; Woddy Allen´s The Purple Rose of Cairo; Julio Cortazar’s short novel "As babas do diabo"; and Carlos Drummond de Andrade’s poems "Os mortos de sobrecasaca" and "Retrato de família".
Key-words
Handicraft, photography, cinema, literature and image
Todos os cinemas em cinco fotografias