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Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
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Alceu 34

Epistemologia da pesquisa em comunicação e consumo: algumas conjecturas teóricas e prospecções empíricas
Por: Luiz Peres-Neto

Resumo
Este artigo discute algumas perspectivas epistêmicas das pesquisas em comunicação e consumo. Para tal, primeiramente, realizamos uma breve revisão do conceito de consumo apreendido a partir das teorias da comunicação. Em um segundo momento, a partir de uma pesquisa bibliométrica nos resumos disponíveis no banco de teses e dissertações da CAPES, verificamos como são trabalhadas estas intersecções. Concluímos que a multiplicidade de aproximações epistemológicas encontradas fortalecem a construção de laços empíricos e teóricos ademais de favorecerem o desenvolvimento de visadas críticas nas pesquisas em comunicação e consumo.

Palavras-chave
Comunicação. Consumo. Bibliometria.

Abstract
This article aims to discuss some epistemological perspectives of communication and consumption research. For that, firstly, it is carried out a review of how consumption has been framed in some paradigms of communication theory. After that, secondly, it is shown a bibliometric study done using CAPES’s database to figure out how masters’ and PhDs thesis have had operated it. As a main conclusion, it is shown that the epistemological multiplicity is far away to be a weakness in the sense that it offers empirical and theoretical lashing that provides a flourishing field for the growth of critical perspectives.

Keywords
Communication. Consumption. Bibliometrics.


JEpistemologia da pesquisa em comunicação e consumo: algumas conjecturas teóricas e prospecções empíricas




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