Resumo
Os reality shows, como simulacros, constituem uma hiper-realidade, através da produção de mitos, num processo de naturalização de discursos, que visam persuadir e convencer a audiência, a consumir aquela vida representada, virtual, objeto sagrado a ser profanado. Por isso a proliferação de reality shows, é preciso manter os espetáculos, para que possam ser consumidos pela audiência insaciável, mantendo-se, assim, o ciclo incessante de consumo, que alimenta nossa sociedade, baseada, justamente, no próprio consumo. Pretende-se com essa análise afirmar que o reality show atingiu o status de simulacro, e que ele preenche o nossos vazios, com um real que nada mais são do que produtos e sonhos.
Palavras-chave
Comunicação. Reality Show. Simulacro. Naturalização. Consumo. Sacralização.
Abstract
Life is one big reality show: the proliferation of reality shows on television programming
Reality shows, like Simulacra, constitute a hiperrrealidade, by producing myths, in the process of naturalization of speeches, which aim to persuade and convince the audience, to consume that life represented, virtual, sacred object to be profaned. Hence the proliferation of reality shows, you have to keep the shows so they can be consumed by the insatiable audience, keeping thus the incessant cycle of consumption, which fuels our society, rightly based on personal consumption. This analysis aims to affirm that the reality show has reached the status of simulacrum, and he fills the empty, with a real ours that are nothing more than products and dreams.
Keywords
Communication. Reality Show. Simulacrum. Naturalization. Consumption. Sacralization.
A vida é um grande reality show: da proliferação de reality shows na programação televisiva