Resumo
Este artigo pretende analisar os modos pelos quais os elementos estéticos em Eisenstein situaram e trataram certos dados históricos, deslocando-os do campo cognitivo para a criação artística. Desse modo, as questões a serem abordadas são: a) que tipo de narrativa histórica Outubro e O encouraçado Potemkin revelam ao espectador? e b) a partir de quais parâmetros é possível avaliar essas narrativas? Escolhemos como corpus deste artigo os filmes O encouraçado Potemkin e Outubro pelo fato de estes remontarem às grandes turbulências do período prérevolucionário, isto é, a revolta de 1905 e o período imediatamente anterior à Revolução russa.
Palavras-chave
Eisenstein. O encouraçado Potemkin. Outubro. Revolução russa.
Abstract
This article intends to analyze the ways in which the aesthetic elements in Eisenstein addressed some historical data, shifting from the cognitive field to the artistic creation. Thus, the issues to be addressed are: a) what kind of historical narrative October and Battleship Potemkin show to the viewer? and b) from which parameters could we evaluate these narratives? Battleship Potemkin and October were chosen as the corpus of this work because these films narrated the great upheavals of the pre-revolutionary period, that is, the 1905 revolt and the period immediately before the Russian Revolution.
Keywords
Eisenstein. Battleship Potemkin. October. Russian Revolution.
O encouraçado Potemkin, Outubro e a Revolução russa: usos da história no processo criativo de Sergei Eisenstein